Taxas Euribor

Já sabe o que são as taxas Euribor?

A Euribor é o preço de compra que um banco paga para empréstimos a curto prazo

 

O termo Euribor significa Euro Interbank Offered Rate. As taxas Euribor baseiam-se na média das taxas de juro praticadas em empréstimos interbancários em euros por cerca de 25/40 bancos da Europa. Nestes empréstimos podem ser aplicados vários prazos: de uma semana até doze meses.

 

Estas taxas são consideradas como as taxas de base para todos o tipo de produtos de taxas de juro, como por exemplo, swap de taxas de juros, futuros de taxas de juros, contas poupança e empréstimos hipotecários. Por esta razão, as taxas Euribor são atentamente observados tanto por profissionais como por particulares.

 

Existem ao todo oito taxas diferentes da Euribor (sendo que anteriormente existiam 15). Além disso, existe também uma taxa de juro de um dia, que se chama Eonia. Este termo significa Euro OverNight Index Average. A taxa de Eonia é a taxa de interesse interbancário a zona Euro com o prazo de um dia.

Gráfico evolução das taxas Euribor 2016

Basicamente, a Euribor é a taxa de juros contra a qual um grande número de bancos europeus fornece empréstimos interbancários a curto prazo. Os bancos que emprestam dinheiro de outros bancos, podem por seu turno utilizar este dinheiro para emprestar a outros bancos. Por outras palavras, a Euribor é considerada o preço de compra que um banco paga para empréstimos a curto prazo.

 

Outro método utilizado pelos bancos para atrair dinheiro é incentivar os clientes a fazer contas poupança. Uma pessoa que abre uma conta poupança e poupa dinheiro numa caixa de poupança, na realidade está a emprestar dinheiro ao banco.

 

O nível da taxa Euribor e a taxa de juros da conta poupança atribuída estão fortemente relacionados um com o outro. No entanto, a taxa de juro da conta poupança atribuída aos poupadores é muitas vezes mais baixa que a taxa Euribor. Esta diferença é “a margem para o banco”. Ou seja, a Euribor é um excelente indicador da direcção das taxas de poupança.

 

 

Fonte do gráfico: Global Rates