Descubra o universo do luxo com o consultor António Paraíso

António Paraíso
Posté par Inês ALMEIDA Il y a 9 Mois
Catégories :
Entrevistas

“Quem compra luxo, está a comprar felicidade”, António Paraíso

 

Pela sua vasta experiência na área do luxo, quais são as condições que considera essenciais para se poder considerar um imóvel luxuoso?

 

Há tempos escrevi um artigo para a revista Marketeer. Deixo-vos aqui um excerto:

 

“O mundo do luxo parece possuir um magnetismo fascinante. Atrai.

Atrai atenções, curiosidade, desejos de pertença. Atrai pelo que tem de qualidade visível e absolutamente irrepreensível, mas sobretudo pelo que tem de intangibilidade, mistério, classe, inovação, história, tradição, exclusividade, sofisticação e prazer para os sentidos, que o torna acessível por poucos e desejado por muitos.”

 

Um imóvel luxuoso tem qualidade perfeita de materiais e de construção, tem vistas deslumbrantes. No luxo tudo o que é tangível tem de estar próximo da perfeição. Mas depois esse imóvel tem também história e conta histórias, tem detalhes escondidos ou de mistério que suscitam curiosidade, tem inovação que provoca surpresa, é único, exclusivo, tem detalhes de sofisticação e elegância, tem associação subtil a arte e cultura, tudo nele provoca emoção. E tudo isso proporciona felicidade. Quem compra luxo, está a comprar felicidade.

 

 

Em que medida se destacam os empreendimentos da Vanguard Properties no mercado?

 

Os empreendimentos da Vanguard Properties que eu conheço estão em locais privilegiados de beleza rara, com arrojo na arquitetura e design que deslumbra, com arte, cultura, natureza, paisagens, gosto requintado, que permitem diferentes estilos de vida, e com detalhes que oferecem magia e emoção.

 

Como por exemplo a vista das varandas nos Terraços do Monte, o design inspirado na célebre obra do pintor holandês Piet Mondrian, no surpreendente edifício Castilho 203, o estilo arquitectónico clássico, elegante do edifício Radio Palace e as histórias que ele conta, a beleza irrepetível das paisagens na Comporta e no Algarve. Aqui, em todos estes locais, existe mesmo tudo para proporcionar felicidade.

 

 

Considera que Lisboa tem as qualidades ideais para satisfazer quem procura o melhor?

 

Lisboa é uma cidade muito interessante com características invulgares, porque combina tudo de mais positivo que uma capital europeia, cosmopolita, pode oferecer no que toca a arte, cultura, turismo, oferta plural de gastronomia e de compras, vida social, divertimento diurno e noturno, com um dos climas mais amenos no nosso continente, oferta simultânea de mar e rio - rara na Europa - beleza natural, povo pacato, hospitaleiro e com nível alto de inglês, dimensão razoavelmente pequena, quando comparada com outras capitais, conferindo-lhe a característica confortável e pitoresca da vida de bairro, proximidade a outras cidades, permitindo fazer viagens curtas dentro do país, proximidade média de 3 horas de avião da maioria das capitais europeias, e com níveis de paz e segurança que fazem inveja a uma parte significativa do Mundo.

 

Estas características verdadeiramente invulgares fazem de Lisboa uma cidade muito interessante para famílias ou indivíduos, de qualquer parte do Mundo, aqui viverem e investirem.

 

 

Na sua óptica, o que distingue o luxo? Como se pode defini-lo?

 

Eu costumo dizer que o luxo é uma estado de espírito e uma forma de estar na vida. Quero eu dizer que não basta alguém ter dinheiro, para conseguir viver uma vida de luxo. Para além do poder de compra despreocupado, o acesso pleno ao luxo faz-se também com gosto apurado para a arte e cultura, elegância e sofisticação no comportamento, sensibilidade para apreciar a beleza dos detalhes subtis, saber estar e nível cultural acima da média.

 

A melhor definição de luxo que conheço é a da famosa Mademoiselle Coco Chanel, que um dia disse que “há quem pense que o luxo é o oposto de pobreza. Mas não é. O luxo é o oposto de vulgaridade”. Em minha opinião, esta frase diz tudo.

 

 

O que pensa que procuram as pessoas na sua casa de sonho?

 

Não há duas pessoas iguais. E quem procura uma casa de sonho, procura quase sempre duas situações, que à partida parecem paradoxais. Procura algo que seja personalizado, adaptado àquilo que gosta e valoriza, e simultaneamente procura ser surpreendido por algo inesperado, inovador, que lhe proporcione frisson e emoção.

 

O mundo do luxo está repleto de paradoxos. É fundamental e crítico para o negócio imobiliário aprender a conhecer muito bem o cliente, para saber dar-lhe aquilo que ele quer e espera, combinado com aquilo que ele nem sabe que quer e não espera.

 

 

Qual é a sua visão sobre o mercado imobiliário de luxo em Portugal?

 

Por tudo o que acima referi, acredito que é um mercado com um potencial muito alto de desenvolvimento e de crescimento, que está agora ainda no seu começo.

 

Lisboa, Porto, Algarve, Alentejo, Douro, Alto Minho, cidades históricas como Guimarães, Évora, Viseu, enfim, o potencial de desenvolvimento para oferecer imobiliário de luxo é enorme.

 

Mas não basta termos edifícios e propriedades com potencial de reabilitação e paisagens deslumbrantes. O imobiliário de luxo, atrai para uma cidade ou região, um segmento de consumidores que compram para habitação ou investimento, e que depois também procuram um conjunto alargado de serviços de qualidade alta e nível muito exigente.

 

E aí há ainda muito a fazer, no nosso país. As oportunidades são enormes. Haja criatividade, visão estratégica e capacidade de fazer acontecer.

 

António Paraíso

 

 

António Paraíso – Bio:

 

António Paraíso viveu e estudou em Londres, Porto e Madrid. Foi Gestor de Mercados Internacionais durante 19 anos, em 4 empresas.

 

Fluente em 5 idiomas, visitou mais de 40 países, nos 5 continentes e lá desenvolveu negócios.

 

Para além da licenciatura em gestão pela Universidade do Porto, cursou um MBA Executivo de Marketing na Porto Business School, um Programa Superior de Gestión Estrategica del Universo del Lujo, no Instituto de Empresa, em Madrid e um Diploma in International Trade and Distribution pela London School of Foreign Trade.

 

Atualmente é Consultor, Palestrante e Formador de Marketing, Luxo, Inovação, Vendas e Internacionalização.

 

Fez palestras em eventos Giorgio Armani, Loewe, Porsche, L’Oréal, Carnival of Luxury, Sheraton, TVN Media, Deloitte, Toyota, BNP Paribas, Philips e Procter & Gamble em Lisboa, Madrid, Singapura, Abu Dhabi, Panama City e Lima.

 

Foi orador em vários congressos e no Fórum de Comércio Internacional.

 

Colabora com o Fórum Mundial de Negócios e publica artigos sobre Luxo e Internacionalização em revistas e blogs em Portugal, Brasil, Guatemala e Peru.

 

Possui cerca de 30 anos de experiência a lidar com clientes, sobretudo no mercado internacional.

 

Gosta de pensar fora do óbvio e é apaixonado pela diversidade cultural que existe no Mundo    

 

 

Facebook: facebook.com/antonioparaisospeaker/

Instagram: instagram.com/antonio_paraiso/

Website: antonioparaiso.com 

Canal de Youtube: youtube.com/user/121Paradise