Setor da construção acompanha dinamismo do ramo imobiliário

Setor da construção
Posté par Inês ALMEIDA Il y a 6 Mois
Catégories :
Imobiliário Portugal

Construção de novos edifícios cresce em 35% e reabilitação em 17%

 

A construção em Portugal está agora a dar sinais de elevado crescimento, após um período de crise, acompanha desta forma o dinamismo que se tem vindo a verificar no setor imobiliário, ao nível da mediação. De acordo com os dados preliminares do Instituto Nacional de Estatística (INE), os edifícios licenciados para construções novas aumentaram em 35,3 pontos percentuais (+ 20,2% no último trimestre de 2016).

 

no licenciamento para reabilitação deu-se uma subida de 17,3% (+11,6% no quarto trimestre de 2016). Do total de edifícios licenciados entre os meses de Janeiro e Março, 67% destinaram-se a habitação familiar. Os 342 edifícios que foram demolidos correspondem a 7% do total de edifícios licenciados nos três primeiros meses deste ano.

 

Este crescimento tem-se sentido a nível nacional, tendo sido verificadas variações homólogas positivas nos edifícios licenciados em todas as regiões do país. A zona de Portugal que tem registado o maior dinamismo é a Área Metropolitana de Lisboa, com um crescimento de 68,8 pontos percentuais, em contrapartida com o Algarve, que regista uma subida de 6,1%, que indicia um crescimento mais lento.

 

Ao nível de novas obras, o licenciamento na Área Metropolitana de Lisboa disparou para cima de 120%. No que concerne ao licenciamento para a reabilitação de edifícios, todas as regiões do país apresentaram variações positivas, com destaque para o centro (24,3%) e o norte do país (18,4%).

 

Fonte: Idealista