Saiba como aplicar a filosofia Lagom na decoração da casa

Lagom na Decoração
Par Inês ALMEIDA Il y a 1 an
Catégories :
Bens Imobiliários

O Lagom significa na “medida certa” e pode ser aplicado à sua casa

 

Em 2016 celebrizou-se o Hygge, a filosofia dos dinamarqueses para alcançarem a felicidade. Os países nórdicos mantêm-se à frente dos rankings mundiais de felicidade, sendo que este ano os holofotes estão virados para a Suécia, com o lagom, o segredo dos suecos para viver de forma plena e equilibrada. Esta palavra significa “nem demais, nem de menos”, ou seja na quantidade certa, uma filosofia que pode ser aplicada em várias áreas da vida, incluindo a decoração da sua casa.

 

 

Lagom

 

Saiba como aplicar a filosofia lagom à sua casa:

 

Decoração personalizada: as peças devem ser escolhidas a dedo pelo morador, sendo objetos que este ame verdadeiramente e resistem ao tempo, em vez de escolher peças apenas porque estão na moda. As formas clássicas e o design são valorizados.

 

Tons neutros: assim como nos restantes estilos escandinavos, a paleta de cores do estilo sueco inclui tons neutros e terrosos. Apesar de não excluir cores claras, deve evitar que o ambiente fique demasiado frio.

 

Beleza e funcionalidade: os nórdicos são pródigos em saber conjugar a estética com a funcionalidade e isso reflete-se na decoração. Opte por pessoas funcionais mas que lhe agradem visualmente.

 

Sustentabilidade: segundo a filosofia Lagom, devemos refletir no que consumimos e no impato que esse consumo tem no meio ambiente. Por isso os suecos apreciam o uso de plantas naturais, assim como plantar os próprios alimentos ou ter uma bicicleta sempre à mão.

 

Optar por materiais naturais: o Lagom é a antítese das tendências que utilizam misturas de padrões ou materiais pesados. A filosofia sueca privilegia o uso de texturas naturais como a madeira, a palha, o linho e a lã, assim como matérias que proporcionem aconchego.

 

Reaproveite o que já tem: antes de decidir deitar tudo fora para redecorar a casa, pense no que já tem e no que pode reutilizar e dar uma segunda vida.

 

Trabalho e lazer: tente ser produtivo ao máximo nas horas de trabalho e aproveite as horas que passa em casa para se dedicar ao lazer. Caso trabalhe em casa, certifique-se que separa as áreas de trabalho e de prazer.

 

Photo Credit: IKEA