Descubra como incorporar o estilo escandinavo na decoração

Estilo Escandinavo
Par Inês ALMEIDA Il y a 10 Mois
Catégories :
Bens Imobiliários

O estilo escandinavo ainda não passou de moda por alguma (boa) razão

 

A febre decorativa com o estilo escandinavo não é de agora, mas não parece que vá abrandar em breve. A verdade é que os nórdicos têm revelado ser inspiradores nos mais variados campos, até nos índices de felicidade. O porquê da popularidade deste estilo? O minimalismo e o bom gosto discreto além de estarem em voga hoje, são valores intemporais. Nos ambientes com estilo escandinavo impera uma atmosfera de simplicidade, alegria e conforto, que apela à maioria das pessoas.

 

Outra das razões para este estilo ser bem-sucedido prende-se com o minimalismo, uma tendência crescente na sociedade. Este movimento opõe-se ao consumismo excessivo e à gratificação excessiva que este gera. A tendência para uma decoração mínima e clean no estilo escandinavo é apelativa para todos aqueles que procuram viver com menos, despedidos de excessos.

 

Estilo escandinavo

 

Quer saber mais sobre este estilo? Saiba como o pode aplicar na sua casa:

 

  1. Se há cor que caracteriza os ambientes escandinavos é o branco. Esta funciona como uma tela limpa que destaca todos os elementos e também ajuda na iluminação, outra das características fundamentais deste estilo.

 

  1. Use e abuse de materiais neutros e naturais, tais como o linho, o algodão e a lã. Entre a cartela de cores, dê primazia ao branco, ao bege, ao cinzento, ao castanho e ao preto.

 

  1. O estilo escandinavo tem uma ligação muito grande com a natureza, por isso as plantas são essenciais na decoração.

 

  1. Mantenha os ambientes livres de “tralha”. Ter objectos a mais, ou que não sirvam um propósito claro, é a antítese do estilo escandinavo.

 

  1. Luz é a palavra de ordem. Opte por candeeiros - de chão, parede ou teto – de linhas simples, minimalistas e modernas.

 

  1. Além da iluminação artificial, os escandinavos valorizam sobretudo a iluminação natural, por isso as janelas são um elemento imprescindível desse estilo.

 

  1. O piso de um ambiente de estilo escandinavo é de madeira, preferencialmente uma madeira clara.

 

  1. Linhas retas e simples, tais como prateleiras e móveis sem muitas curvas, ajudam a definir e a aprimorar a decoração escandinava.

 

  1. O preto e branco é uma combinação clássica neste estilo, mas dê um toque de aconchego a esta combinação, através da iluminação e de elementos de madeira.

 

  1. Um ambiente escandinavo não vive só de tons neutros. Dê um toque de cor em pontos estratégicos, através de móveis, acessórios de decoração ou quadros.