80% das casas em Portugal vendem-se em seis meses

Venda de Casas
Par Inês ALMEIDA Il y a 7 Mois
Catégories :
Últimas Notícias

Há dois anos levava cerca de dois a três anos a vender uma casa em Portugal

 

O setor imobiliário português não podia estar mais ao rubro, com os preços das casas a aumentarem continuamente, assim como o número de transações. Simultaneamente, o tempo de venda também se acelerou. Atualmente, mais de 80% dos imóveis em Portugal levam menos de seis meses a serem vendidos. Esta é uma das conclusões do barómetro Imobiliário da APEMIP, relativo ao mês de dezembro, que atesta a forte dinâmica do mercado imobiliário.

 

“É absolutamente fabuloso assistir a esta dinâmica, sobretudo quando comparada com aquela que existia há cerca de dois/ três anos, em que os ativos em carteira levavam até dois anos a ser transacionados”, afirma Luís Lima, Presidente da APEMIP, com entusiasmo. Mais de um terço das transações de casas decorre num ritmo ainda mais acelerado. De acordo com os dados da APEMIP, 37,78% das vendas acontecem num período inferior a três meses, sendo que só 4,44% dos imóveis demoram mais de um ano a serem vendidos.

 

O estudo da APEMIP, que teve por base um inquérito realizado junto de empresas imobiliárias e o cruzamento com dados de entidades públicas e privadas, permite concluir que 55,6% das transações realizadas foi de imóveis com preços até 175 mil euros. Luís Lima considera que estes valores “espelham o grosso das vendas feitas no mercado doméstico”. Relativamente às tipologias vendidas, mais de metade (61%) são T1 e T2, seguidas pelos T3, que surgem no topo das preferências dos portugueses com 31% das vendas realizadas.

 

Fonte: Eco