Imobiliárias vão poder conceder crédito à habitação

Crédito nas Imobiliárias
Par Inês ALMEIDA Il y a 11 mois
Catégories :
Últimas Notícias

As imobiliárias vão ter de explicitar com que bancos estão a trabalhar

 

Agora quem procura casa não vai ter de ir a uma imobiliária procurar um imóvel e depois dirigir-se a um banco para obter crédito à habitação. As mediadoras imobiliárias vão passar a poder atuar como intermediários na concessão de crédito à habitação, tendo de explicitar com que bancos é que trabalham.

 

Esta medida deriva do novo regime de acesso à intermediação de crédito, que cria três categorias de intermediários de crédito (vinculados, independentes e a título acessório), sendo que as mediadoras imobiliárias se incluem na última classificação. Os intermediários de crédito são instituições que tenham em vista a venda de bens ou serviços por si oferecidos mas que, acessoriamente, possam intermediar operações de concessão de crédito.

 

Além das imobiliárias, stands de venda de automóveis ou grandes cadeias de retalho também podem funcionar como intermediários de crédito. Quem decidir comprar casa através de uma imobiliária, caso pretenda recorrer ao crédito à habitação, pode encontrar aqui uma solução mais prática.

 

Com esta nova legislação, as imobiliárias veem reconhecido na lei o algo que estas já faziam de forma informal. “Há cerca de dez anos que as imobiliárias já atuavam como ‘encaminhadoras de crédito’, lê-se na Eco. Já há muito tempo que as imobiliárias têm  protocolos com os bancos, beneficiando de melhores condições nos spreads, por exemplo.

 

Para serem intermediárias de crédito, as imobiliárias têm de cumprir determinadas regras. Têm de ter autorização do Banco de Portugal até ao final de 2018 e têm de publicitar de forma visível os bancos para os quais estão a fazer um serviço de intermediação de crédito. Além disso, só podem cobrar comissões pelos serviços como intermediários de crédito à instituição financeira com a qual têm um vínculo, e não ao cliente.

 

 

Fonte: Eco