Valor das casas em Portugal sobe para máximos de 2011

Valor das Casas
Par Inês ALMEIDA Il y a 10 mois
Catégories :
Últimas Notícias

A avaliação das casas pelos bancos subiu para um novo máximo de 1153 euros

 

O valor das casas em Portugal não pára de aumentar e a tendência não é de abrandar. A julgar pelas avaliações feitas pelos bancos na hora de concederem empréstimos à habitação, o preço das casas em terras lusas continua a aumentar. O valor médio do m2 ascendeu aos 1153 euros, atingindo um novo máximo desde os primeiros meses do ano de 2011, antes do país recorrer ao resgate financeiro da Troika.

 

O preço do m2 em Portugal subiu três euros, relativamente ao valor observado dezembro de 2017, o que corresponde a um “aumento de 0,3% relativamente ao mês precedente e de 4,2% face ao mesmo mês do ano anterior”, lê-se no relatório do INE. Segundo o gabinete de estatísticas, o valor médio da avaliação bancária era, em janeiro, de 1153 euros por m2, sendo que em dezembro se situava nos 1150 euros.

 

O valor das casas atualmente determinado pelos bancos é o mais alto desde abril de 2011. Este aumento está em consonância com a subida dos preços de venda das casas, mas é também sintomático da maior disponibilidade dos bancos para dar crédito com essa finalidade. Em 2017, os bancos portugueses disponibilizaram mais de oito mil milhões de euros em créditos para a compra de casa. Este é o valor mais elevado dos últimos sete anos.

 

O aumento da avaliação bancária aconteceu na maioria das regiões em Portugal, excetuando o Algarve e a Região Autónoma da Madeira, que registaram diminuições de 25 e 5 euros no preço de avaliação do m2, respetivamente. No entanto, apesar de o Algarve ter registado uma quebra, esta continua a ser a região de Portugal com a avaliação bancária mais elevada, 1146 euros por m2.

 

As regiões de Portugal que registaram a maior subida nas avaliações bancárias foram Lisboa e a região Autónoma dos Açores. O preço do m2 aumentou 12 euros na região metropolitana de Lisboa, passando de 1392 em dezembro para 1404 em janeiro. Este é o valor mais alto do histórico disponibilizado pelo INE. Em relação aos Açores, o preço do m2 aumentou 14 euros, passando de 999 para 1013 euros.

 

Fonte: Dinheiro Vivo

Photo Credit: Notícias ao Minuto