Portugal regista o maior crescimento económico desde 2000

Economia Portuguesa
By Inês ALMEIDA . 2 years
Categories :
Últimas Notícias

Portugal teve o maior crescimento em dezassete anos, desde o ano de 2000

 

São vários os países europeus que em 2017 registaram o maior crescimento da década e Portugal não é excepção. Na verdade, Portugal teve o maior crescimento em dezassete anos, desde o ano de 2000! No ano que passou, todos os países da União Europeia viram a sua economia crescer. A Irlanda e a Roménia lideram a tabela, ao passo que Itália e Grécia foram os países que menos cresceram a nível económico. Portugal foi o nono país que mais cresceu.

 

Portugal registou um melhor crescimento económico em 2017 do que as principais economias da União Europeia. Entre estas, Itália o país que menos cresceu, (1,5%), seguida do Reino Unido (1,7%), França (2%) e Alemanha (2,2%). Portugal está à frente de vários países nórdicos, como é o caso da Dinamarca (2,1%) e da Suécia (2,4%). O PIB aumentou 2,3% na Zona Euro e 2,4% na União Europeia, de acordo com os dados revelados pelo Eurostat, o que significa que Portugal cresceu a um ritmo superior à média da UE.

 

Os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o 4.º trimestre de 2017 dá sinais positivos quanto ao ritmo de crescimento da economia portuguesa. Os dados em cadeia, que comparam o 4.º trimestre com o 3.º, mostram uma ligeira aceleração. “Comparativamente com o 3º trimestre, o PIB aumentou 0,7% em volume (0,6% no trimestre anterior)“, lê-se no relatório do INE. Além deste crescimento, o contributo da procura externa líquida passou de negativo a positivo uma vez que as exportações aceleraram mais do que as importações.

 

Os dados revelados pelo Eurostat mostram que o crescimento em cadeia de Portugal está a meio da tabela em comparação com os outros Estados-membros. A tabela é liderada pela Estónia e pela Eslovénia. Na comparação homóloga do quarto trimestre, Portugal cresceu 2,4%, ao passo que a média da UE foi de 2,6%. Bruxelas espera que a economia portuguesa cresça 2,2% em 2018 e 1,9% em 2019, sendo que a Zona Euro deverá crescer 2,3% em 2018 e 2% em 2019.

 

 

Fonte: Eco

Photo Credit: Notícias ao Minuto